Cuidados com o equipamento de mergulho

O verão é uma das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros. No verão é possível aproveitar ainda mais as lindas praias do litoral brasileiro, além de piscinas naturais e outras atividades ao ar livre, como o mergulho.

Com a chegada do verão, o seu equipamento de mergulho se torna o seu melhor companheiro e, para quem ama mergulhar, cuidar do seu equipamento é de extrema importância, afinal sem ele você não conseguiria fazer o que mais ama: mergulhar!

Ainda mais para os mergulhadores que estão em contato direto com a água salgada, a manutenção e os cuidados regulares com o equipamento devem ser feitos sempre após a prática, uma vez que o sal pode ser muito corrosivo.

Contudo, é importante saber que cada equipamento exige uma atenção diferente, seja a roupa máscara, nadadeira e snorkel cada um precisará de uma limpeza diferente após o mergulho.<

Para isso, separei cinco dicas que você deve seguir para manter o seu equipamento de mergulho em dia, garantindo um bom desempenho e mais durabilidade.

Pronto para mergulhar fundo nas dicas? Vamos lá! 🙂 

#1 – ROUPA DE NEOPRENE:

A sua roupa de neoprene é um dos itens mais importantes do seu equipamento de mergulho e também um dos que exige mais cuidados na hora da limpeza.

Como antes dito, caso você mergulhe em águas salgadas o mais recomendado é que você faça a limpeza da sua roupa de neoprene logo quando chegar em casa após o mergulho.

Sua roupa de neoprene nunca deve ser deixada de molho em sabão ou outros produtos químicos e a limpeza deve ser feita sempre com bastante água doce.

Para secá-la, o ideal é deixar sempre à sombra e nunca ao sol, uma vez que ele pode ressecar o material.

Atente-se também para o fato de que a roupa deve secar completamente, caso contrário pode ocorrer a formação de fungos na mesma! Assim, seguem ambos os lados, o de dentro e o de fora, para garantir que tudo seque por igual.

Na hora de secar você deve pendurá-la em cabides próprios para neoprene, que são mais grossos e não deformar seu neoprene com o peso da água.

Na hora de guardar, o ideal é guardá-la aberta e pendurada no cabide próprio, mantendo-a em local seco e arejado.

Evite guardar seu neoprene dobrado pois isso pode danificar o zíper.

Você também pode passar um spray de silicone no zíper e na borracha dos punhos e pescoço para ajudar a conservar.

#2 – MÁSCARA DE MERGULHO: 

Outro equipamento de mergulho que se não for seco corretamente pode ocasionar o surgimento de fungos é a sua máscara de mergulho.

Assim, lave-a bem com água corrente após o uso e, com o auxílio de um pano macio, retire o excesso de água. Em seguida, coloque à sombra para que qualquer resquício de umidade seja eliminado.

Quanto ao armazenamento, o ideal é que você sempre a guarde no recipiente que vem junto com a sua máscara de mergulho no momento da compra.

Caso você não tenha mais este recipiente, uma recipiente de plástico pode ser utilizado para guardá-la, mas se atente para ver se a máscara cabe com folga dentro da vasilha.

Uma vez amassada a máscara pode não voltar a sua forma original tornando-se assim inútil para o uso novamente!

É importante atentar-se ao fecho da sua máscara, observe se não está enferrujado ou com acúmulo de areia. A areia pode entrar em pequenos locais da sua máscara de mergulho, cuidado!

#3 – SNORKEL:

Tá aí um equipamento de mergulho que você deve cuidar quanto à higiene, pois o snorkel vai na sua boca!

É recomendado lavar o snorkel em água corrente e deixar secar bem, caso você perceba que o seu equipamento já esteja com a presença de fungos, deixe-o de molho na mistura de água e cloro.

Para retirar o cheiro, depois basta lavá-lo bem com sabão neutro e água em abundância e lembrando de deixá-lo à sombra para secar completamente.

Seu armazenamento também deve ser feito dentro de uma vasilha plástica e sempre em um local bem seco e arejado.

#4 – NADADEIRAS:

As nadadeiras são outro item do seu equipamento de mergulho de extrema importância e que deve ser bem cuidado para uma maior duração.

A borracha é um item muito sensível e se você não tiver cuidado pode vir a rachar ou até mesmo se deformar.

Assim sendo, após o uso, o indicado é que você guarde suas nadadeiras retas, sem dobrar ou colocando uma sobre a outra.

Nunca seque ou armazena suas nadadeiras em pé na parede, pois isso faz com que a nadadeira deforme.

Caso você ainda tenha os protetores que as acompanham de fábrica melhor ainda, pois quando mais reta elas forem armazenadas, menores os riscos de deformação do seu equipamento.

Como este é um equipamento de mergulho que entra em contato com a areia, a limpeza também deve ser feita de forma mais cuidadosa, já que esta pode se acumular no seu interior.

Lave sempre em água corrente e deixe-as deixe secar bem para evitar a proliferação de fungos ou bactérias, assim como a roupa de neoprene.

Você também pode passar silicone em spray nas borrachas para mantê-las hidratadas e ajudar a conservá-las.

#5 – ACESSÓRIOS: 

Se em seu equipamento de mergulho há bússolas e consoles, saiba que estes também necessitam de alguns cuidados especiais.

Principalmente a bússola, que não pode ser exposta ao sol, já que pode ocorrer a criação de bolhas em seu interior.

Então, além de ter cuidado no momento da lavagem e deixá-la secando à sombra, na embarcação, tenha cuidado para que a sua bússola não seja exposta durante um longo período ao sol.

Acessórios como facas também fazem parte do seu equipamento de mergulho e é normal o aparecimento de ferrugem após o seu uso, bastando você usar produtos caseiros para remover a ferrugem.

Uma boa dica é escolher por modelos que são mais resistentes à água! 🙂

No mais, o importante é que você sempre lave o seu equipamento de mergulho após o uso, de forma imediata: chegou, lavou!

A secagem deve ser feita à sombra e de forma uniforme, pois como estes são materiais que ficam muito expostos à água, a umidade pode facilmente provocar a proliferação de fungos e bactérias.

Além disso, o sal e a areia da praia são os maiores inimigos do seu equipamento de mergulho. O sal pode cristalizar e desafinar o seu regulador de mergulho, travar os botões do seu colete e dos seus instrumentos, como o computador de mergulho.

Caso isso ocorra, além de fazer mal para sua saúde, pode deixar o material inutilizável! Atenção, diver. Você viu que com poucos cuidados você pode evitar essa situação.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E para não perder nenhuma atualização, assine nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post, diver! 🙂

Mergulhe com a gente!

Conheça as nossas opções de mergulho.

Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de