5 maneiras de aproveitar o Carnaval de forma consciente e sustentável

Já reparou em quanto lixo nós geramos apenas nos dias de Carnaval? A estimativa é de que, em 2018, foram gerados cerca de 650 toneladas de lixo somente no Rio de Janeiro. Agora imagine o cenário no restante do Brasil!

Após o feriado, é comum observar nas ruas uma variedade de latinhas vazias, garrafas de plástico, recipientes de vidro quebrado, bitucas de cigarro, rótulos e outros panfletos. Ao contrário do pensamento popular, é possível pular carnaval sem poluir as vias públicas!

O consumo consciente é importante, inclusive, para não ter gastos desnecessários com o feriado prolongado. Neste artigo traremos algumas maneiras de cair na folia com tranquilidade e sem prejudicar a cidade e o meio ambiente.

GLITTER BIODEGRADÁVEL

GLITTER BIODEGRADÁVEL

Carnaval sem glitter não é carnaval! Mas, pouca gente pensa no impacto deste comportamento.

Todo aquele brilho é gerado por micropartículas de plástico não recicláveis. Estima-se que estes microplásticos sejam responsáveis por cerca de 85% de todo o plástico que polui os oceanos.

Esse tipo de material tem a capacidade de absorver produtos tóxicos encontrados nos oceanos como pesticidas, metais pesados e outros tipos de poluentes orgânicos, o que faz com que os danos à saúde da biodiversidade sejam muito maiores. A situação é grave!

Calma, você não precisa sair de casa sem se produzir! Dá para fazer seu próprio glitter (com esta receita) ou comprar de marcas que produzem purpurina biodegradável.

DESCARTÁVEL? NÃO MESMO!

DESCARTÁVEL? NÃO MESMO!

Já parou para pensar em quantos materiais descartáveis são utilizados? Só no Brasil, estima-se que consumimos cerca de 720 milhões de copos plásticos descartáveis diariamente.

Para ter uma noção mais visual, se empilharmos esta quantidade, daríamos uma volta e meia na terra! Agora imagine se adicionarmos na conta os talheres, canudinhos, sacolas, etc.

Por isso, no carnaval, o melhor é usar utensílios de materiais que possibilitam a reutilização, e não cortantes!

PRIMEIRA LIMPEZA SUBAQUÁTICA DAS PISCINAS NATURAIS DA PAJUÇARA

VÁ DE LATA

VÁ DE LATA

Vai beber? Escolha bebidas vendidas na lata!

Os índices de reciclagem das latas de alumínio chegam a 98% no Brasil, muito mais sustentáveis do que outras embalagens.

Há até um movimento, Vá de Lata, que busca conscientizar sobre os benefícios de utilizar esse material.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o consumidor também ganha em sabor, visto que a latinha conserva melhor as características da bebida, gela mais rápido e ainda é super fácil de transportar.

Não para por aí, a reciclagem dessas latas ainda gera renda para mais de 800 mil catadores no Brasil.

Plástico, nem pensar!

REUTILIZE A FANTASIA

REUTILIZE A FANTASIA

Curte fantasias? É muito provável que tenha em seu guarda-roupa algumas utilizadas em carnavais anteriores, certo?

Reutilize os panos e adereços para criar uma fantasia totalmente nova e exclusiva!

Além de ser mais consciente, o dinheiro que seria gasto em uma roupa recém-comprada será economizado.

Mas, caso ainda assim você faça questão de comprar algo novinho para este ano, opte por marcas sustentáveis! Diversas marcas criam coleções carnavalescas todas feitas com tecidos que iriam para o lixo. Os oceanos agradecem!

LIXO NO LIXO

LIXO NO LIXO

Se você chegou até aqui, o mínimo que a gente espera é que você tenha entendido que lixo tem lugar certo. Mas não custa lembrar, né?

Procure lixeiras e postos de recolhimento de resíduos, além de que, as ruas ficam cheias de catadores (como falamos acima), o que pode te ajudar a dar um destino adequado às latinhas de bebidas.

Por favor, nada de jogar lixo no chão!

Entope bueiros, aumenta os riscos de enchentes, e pode ser nocivo até mesmo para os próprios foliões. Garrafa de vidro, nem pensar!

Mergulhe em Maceió

Veja as opções de mergulho em Maceió que separamos para você!

Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de