Praticar o mergulho no verão

O verão é a melhor época do ano para descobrir e praticar novos esportes. Já o mergulho é uma ótima opção para quem está cansado daquele futebolzinho na areia, vôlei e frescobol.

Que tal unir o útil ao agradável? Aproveite o verão para começar a mergulhar!

Para entrar nessa aventura com tranquilidade, os iniciantes no mergulho precisam estar com a saúde em dia, fazer um curso básico para aprender algumas técnicas de mergulho e, obviamente, se sentir confortável na água.

Para conhecer o fundo do mundo subaquático com segurança, algumas técnicas são necessárias. Por isso, as aulas de mergulho são tão importantes.

Durante o curso, que tem a duração de apenas 4 dias, podendo ser consecutivos ou não, o aluno aprende a lidar com a pressão embaixo d’água e a usar equipamentos, como o cilindro.

Que aproveitar melhor o seu verão com o mergulho? Preparei algumas dicas para você.

Pronto para mergulhar fundo? Vamos lá!

Para dar os seus primeiros passos no mergulho é necessário ter no mínimo dez anos de idade, procurar uma boa escola de mergulho e saber nadar. Relaxa! Ter uma noção básica do nado já é o suficiente.

Além disso, ao chegar na escola de mergulho, um questionário irá checar suas condições de saúde.

Respostas positivas hipertensão, alergia e fobia de espaços podem exigir uma avaliação médica antes de se jogar na água. Tome nota!

A sua saúde vale muito, então, para aproveitar melhor o seu verão com o mergulho, não esqueça de estar com ela em dia. 🙂

#2 – COMO PROCURAR UMA BOA ESCOLA DE MERGULHO?

Durante as suas aulas teóricas e práticas, você aprenderá todo o necessário para os seus primeiros mergulhos. Escolher bem a sua escola de mergulho é fundamental!

Procure saber sobre a certificação do seu curso de mergulho.

É PADI? A nomenclatura vem de Professional Association of Diving Instructors, e é a certificação mais reconhecida por mergulhadores no mundo!

Com esta certificação, você está apto a mergulhar quantas vezes quiser.

#3 – ONDE POSSO MERGULHAR?

Durante o verão, nada melhor do que um mergulho refrescante, ainda mais no nosso Brasil com praias exuberantes e águas cristalinas.

 

Fica até difícil escolher o melhor mergulho para iniciantes. Esse assunto pode render um post sobre dicas, inclusive. Mas, uma boa dica é buscar por cidades litorâneas e verdadeiros paraísos para mergulhar, como Maceió, por exemplo.

 

O bacana é que, após certificado no seu curso PADI Open Water Diver, você aprenderá todas as técnicas básicas de mergulho e estará apto a mergulhar em qualquer parte do mundo até 18 metros de profundidade!

 

Assim, as possibilidades para o seu mergulho durante o verão só aumentam. ;)ambém. 😀

#4 – RELAXE:

Algumas dicas extras são super bem-vindas também, diver! Elas te ajudarão a planejar e organizar melhor a sua mala de viagem de mergulho. 

Vamos mergulhar profundo nelas? 🙂 

#5 – RESPIRAÇÃO

A respiração é uma das maiores preocupações para iniciantes quando se fala em mergulho. Você precisa ter em mente que não é preciso segurar a sua respiração quando você estiver mergulhando! Isso só vai fazer com que você use mais oxigênio!

 

Uma boa dica é respirar lenta e profundamente através do seu diafragma. Encha os pulmões completamente e expire lentamente. Pare por um momento, prendendo a respiração com os músculos do peito, antes de inalar e exalar. Isso permite que mais gás entre nos seus pulmões e conserve o oxigênio.

Mova-se devagar e com cuidado para reduzir o esforço e limitar o uso de oxigênio.

#6 – EQUIPAMENTOS:

Inicialmente, você não precisa comprar todos os equipamentos. Você pode optar por aluga-los na sua escola de mergulho, mas, por questões de higiene e conforto, o ideal é ter o equipamento básico: máscara, snorkel, nadadeiras e lastro.

#7 – CUIDADOS APÓS TERMINAR O SEU CURSO BÁSICO DE MERGULHO:

É necessário tomar alguns cuidados após terminar o seu curso básico de mergulho. Como, por exemplo, saber programar com segurança as suas saídas de mergulho.

Você pode mergulhar com saídas organizadas por sua escola de mergulho, facilitando para você.

É preciso que você mantenha as suas habilidades em dia, também. E você faz isso mergulhando regularmente.

Aproveite o verão para praticar os seus mergulhos e continue a ampliar os seus conhecimentos com os demais cursos e especialidades disponíveis!

#8 – FAÇA OS DEMAIS CURSOS:

Sim, fazer outros cursos ajudará bastante a manter o treinamento e habilidades que você já aprendeu.

Aproveite o seu tempo para fazer os demais cursos além do básico de mergulho!

Já pensou em se aventurar num naufrágio ou fazer os seus próprios registros da vida marinha? Fazendo os demais cursos, é possível!

Além disso, fazendo outros cursos, você estará garantido outras certificações e nível de profundidade de mergulho!

Quanto mais conteúdo e habilidade, mais confiante e preparado para diferentes situações o mergulhador se torna. 😉

#9 – MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS:

A prática do mergulho no verão não é só uma atividade prazerosa, mas, um ótimo exercício físico também: você vai fortalecer pernas, braços e abdômen e ainda por cima vai trabalhar bastante a sua postura.

 

Além de ser uma atividade que não ofereça riscos ao nosso físico, o mergulho traz muitos benefícios à mente. Há quem considere o mergulho como forma de meditação, por exemplo.

 

A prática do mergulho relaxa o corpo e proporciona calma e tranquilidade, sendo uma ótima escolha contra a ansiedade.

 

Você pode conferir todos os benefícios do mergulho aqui.

#10 – VIAJE E CONHEÇA LUGARES INCRÍVEIS:

Ah, o mergulho ainda te proporciona viajar e conhecer lugares incríveis! Afinal, 71% da terra é coberta por água. Já pensou em planejar uma viagem para Bonaire com mergulhos ilimitados? Após a sua certificação, é possível!

 

No mais, após passar pelas etapas e atentar-se às dicas do post, será você e o mar daqui em diante. Curta ao máximo as experiências que só o mergulho pode proporcionar!

 

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário. E para não perder nenhuma atualização, não esqueça de se inscrever em nossa newsletter no box ao lado.

 

Até o próximo post! 😀

AINDA NÃO TEM CURSO DE MERGULHO?

COMECE A MERGULHAR HOJE! 

0 0 voto
Qual a sua nota para este artigo?
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Commentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários