Opa, diver! Você conhece ou já ouviu falar sobre o Dive Against Debris? Hoje, vamos mergulhar fundo contra os detritos marinho. Preparado? Vamos lá! 🙂

Muitas sociedades – como a nossa -, fortemente influenciadas pelo consumismo, têm um  grande problema com os excessos. Inclusive, ainda utilizamos muitos itens descartáveis. O resultado é uma acumulação de tanto lixo que não temos onde colocá-lo. 🙁 

Embora úteis, os programas de reciclagem não são suficientes e ainda não estão amplamente disponíveis em todo o mundo. O lixo da terra e dos rios geralmente acaba no oceano, e damos “destaque” às ilhas flutuantes de lixo que agora descobrimos no mar. 

É difícil identificar de onde se originam todos esses detritos, mas os pesquisadores pensam que grande parte deles provém de costas densamente povoadas. 

Há também evidências de que o transporte feito em hidrovias interiores de navegações ​​servem como condutores de plástico para viajar milhares de quilômetros até os oceanos. 

Os detritos no oceano não apenas flutuam na superfície, mas também flutuam na coluna d’água e cobrem o fundo do mar. 

As espécies marinhas ficam emaranhadas em detritos e convenhamos: esse é um fato bem triste, não é, diver?

Uma vez capturadas, elas enfrentam ferimentos graves ou a morte. Mesmo que não se enredem, muitos animais confundem restos de plástico com comida e a comem. Isso enche seus estômagos com lixo que eles não conseguem digerir. 

Os detritos também podem danificar habitats importantes, como recifes de coral, quebrando ou sufocando-os. 

Como mergulhador ou amante do mergulho, você provavelmente já deve ter visto – principalmente após o carnaval –  o efeito negativo do lixo nos oceanos, correto? 

E bem, cada um de nós, à nossa pequena maneira, pode ajudar a fazer a diferença. No final do post você saberá como! 

#2 – O QUE É O DIVE AGAINST DEBRIS?

O “Dive Against Debris”, em tradução literal “Mergulho Contra Detritos”, é uma iniciativa do Project Aware, movimento global de proteção oceânica, alimentado por uma comunidade de mergulhadores, com o intuito de conservar a vida marinha e criar mudanças duradouras. 

O objetivo da ação é a remoção dos detritos marinhos e posteriormente relatar os dados sobre os tipos, quantidades e locais dos materiais coletados, criando um grande banco de dados sobre o lixo no mar.

Desde o lançamento do programa, em 2011, mais de 50 mil mergulhadores participaram do Dive Against Debris em 114 países em todo o mundo, relatando mais de 1 milhão de peças de lixo. 

Como o único programa de coleta de dados de detritos subaquáticos do gênero, o Dive Against Debris, sem dúvidas, melhora a saúde dos ecossistemas oceânicos por meio de esforços voluntários locais e fornece informações valiosas sobre detritos subaquáticos para ajudar a informar a mudança de políticas.

#3 – O NOSSO SEGUNDO DIVE AGAINST DEBRIS: 

Por isso, reunimos mergulhadores de várias partes do Brasil para se unirem, pelo segundo ano consecutivo, aqui em Maceió em prol da conservação do nosso meio ambiente subaquático. 

Toda a nossa equipe da Let’s Dive contou com o apoio do Instituto de Meio de Ambiente de Alagoas (IMA) e do Projeto Meros do Brasil, promovendo a segunda edição local do evento Dive Against Debris, que aconteceu no dia 29 de fevereiro, às 11h, nas Piscinas Naturais da Pajuçara.

Nós que ministramos cursos e operamos saídas de mergulho em Maceió desde 2011, somos atualmente o único Centro de Desenvolvimento de Carreira de profissionais de mergulho da América do Sul, e em defesa do oceano, durante a ação disponibilizamos um catamarã e equipamentos completos para os mergulhadores que desejavam participar da limpeza das Piscinas Naturais da Pajuçara.

Convenhamos, divers, é uma boa ação e tanto, não é mesmo? 🙂 

Em nossa segunda edição, recolhemos aproximadamente 25 quilos de lixo em uma hora e meia de mergulho na região

E não precisam pasmar, divers: Acreditem, foram achados de sandálias a relógios funcionais. (!)

O peso total de detritos encontrados este ano foi, de aproximadamente, quinze quilos menor que no ano passado. Para Jônatas Medeiros, o assessor da nossa escola de mergulho, que muito ajudou a promover o evento conosco, é um bom sinal. “Indica que estão jogando menos lixo no mar, pelo menos na região”, disse ele.

Ah, vale ressaltar que normalmente, o projeto aceita apenas mergulhadores profissionais, mas como as piscinas são rasas, também são recebidas pessoas com experiência em snorkeling. 

Ao todo, foram 53 itens recolhidos. Um óculos de sol que, de tanto tempo no mar, já estava tomado por algas e se integrando ao ecossistema, chamou a atenção.

Também, né, diver. Como não chamar a nossa atenção um fato erradão desses?

Sandálias de borracha, caixas de leite condensado e por aí vai. Encontramos de tudo!

O mergulho de sábado começou às 11h e foi até as 12h30.

Mais uma vez, conseguimos alcançar os nossos objetivos enquanto seres pensantes e defensores da natureza. O Dive Against Debris foi, em seu segundo ano, um sucesso só! 

Agradecemos a todos os participantes, que direta e indiretamente fizeram tamanha proeza acontecer. Isso nos enche o peito de esperança e orgulho! 🙂

Nós da Let’s Dive, estamos muito felizes e – de novo – gratos. Mas isto não quer dizer que pararemos por aí. O reino subaquático é o nosso lar e prioridade, cuidar dele tem que acontecer todo dia. 

#4 – VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR! 

E como antes dito, todos nós à nossa pequena maneira, podemos ajudar a mudar a atual situação. Basta querer, diver. 

Toda ajuda é válida! Não deixe seus mergulhos serem desperdiçados! Pegue o seu saco de malha e torne cada mergulho um Dive Against Debris.

Participe da comunidade e compartilhe suas histórias, seus esforço em um local de limpeza, ou até mesmo sua solicitação para o político local aumentar o foco na conscientização. É possível fazer tudo isso ao criar uma conta no My Ocean.

Para criar ou achar um evento perto de você, acesse e pesquise clicando aqui. Esta aba exibirá todas as próximas ações de conservação no mundo todo, desde limpezas de praias até cursos de especialização do Projeto AWARE.

Mergulhar é incrível, mas mergulhar fundo em consciência e boas ações é ainda melhor. 

Gostou das informações do post de hoje, diver? Deixe um comentário e compartilhe-o em suas redes socias! Ah, e para não perder nenhuma atualização, assine também a nossa newsletter no box ao lado. 

Até o próximo post! 😀

MERGULHE EM MACEIÓ E FAÇA A SUA PARTE!

E transforme cada mergulho em um Dive Against Debris.

0 0 voto
Qual a sua nota para este artigo?
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Commentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários