Let's Dive organiza limpeza das Piscinas Naturais de Pajuçara

O turismo acentuado aliado à falta de consciência dos visitantes, ameaça um dos mais belos cartões postais de Maceió, as piscinas naturais da Pajuçara.

Esse foi o motivo para escolhermos este local como foco principal no primeiro Dive Against Debris realizado em Alagoas!

Ainda não conhece o Projeto AWARE ou não sabe como pode fazer sua parte e ajudar sua cidade contra a poluição?

Saiba mais ao longo deste artigo.

O que é o Projeto AWARE?

O que é o Projeto AWARE?

O projeto nasceu no final da década de 80, idealizado pela PADI (Professional Association of Diving Instructors).

São mais de 25 anos em atividade, inspirando, informando e fornecendo as ferramentas necessárias para envolver e conectar pessoas que compartilham do mesmo ideal: um oceano limpo e saudável.

Ele interliga a paixão pela aventura subaquática com o propósito de conservação marinha para criar mudanças duradouras.

Em ações locais, protegem coletivamente espécies marinhas mais vulneráveis e diminuem a poluição das águas.

É possível, através do site oficial do Projeto AWARE, criar eventos chamados de Dive Against Debris, onde mergulhadores se organizam para limpar o mar e preservar o que tanto gostam.

O problema do lixo nos mares

O problema do lixo nos mares

Até 2015, cerca de 6,3 bi de toneladas de resíduos plásticos foram geradas. Destes, 79% estão acumulados em aterros sanitários ou na natureza. Ou seja, pouco é reciclado ou reaproveitado.

Praticamente todo plástico já produzido continua existindo, visto que existe há cerca de 70 anos da forma em que conhecemos, e seu tempo de decomposição é de aproximadamente quatro séculos.

Garrafas de bebida são um dos tipos mais comuns de resíduos de plástico. Estima-se que até 2016 foram compradas 1 milhão de garrafas plásticas por minuto. Sendo que menos de 50% foram coletadas para reciclagem, e apenas 7% foram transformadas em novas garrafas.

O detrito marinho não é apenas desagradável, é perigoso para a vida marinha, para a saúde humana e extremamente caro para nossas economias.

Os animais marinhos ficam emaranhados em detritos e até o confundem com comida – geralmente com resultados fatais. Mergulhadores, nadadores e frequentadores da praia podem ser diretamente prejudicados por encontros com detritos marinhos ou suas toxinas.

Só os danos ambientais causados ​​pelos resíduos plásticos são estimados em US $ 13 bilhões por ano. Estima-se que mais de 250 milhões de toneladas de plástico entrem em nossos oceanos até 2025.

Em relação aos resíduos urbanos, um dos problemas é que rios, lagos e lagoas carregam milhões de toneladas de efluentes domésticos e industriais, e de resíduos sólidos. O destino final desses resíduos, quase sempre são os oceanos, causando sérios problemas à cidade litorânea e toda vida marinha.

Quais são os resultados até hoje?

Quais são os resultados até hoje?

Já são mais de 180 mil ações de conservação registradas pelo projeto, isso de 2011 para cá.

Apenas em 2017 foram:

  • 81 países participantes
  • 1673 animais encontrados emaranhados em redes de pesca
  • 218 mil detritos removidos (pouco mais de 65 toneladas de lixo)
  • 11462 participantes.

De todo o lixo removido, por volta de 65% é constituído por plástico. Por isso a conscientização da população é tão importante, tanto para a diminuição da utilização de plásticos, quanto a otimização da reciclagem.

Em 2018 uma marca histórica foi atingida, o evento mundial Dive Against Debris, desde seu surgimento, retirou um milhão de itens dos oceanos!

PRAIAS DE MACEIÓ: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CARIBE BRASILEIRO

Você também pode ajudar!

Você também pode ajudar

Toda ajuda é válida! Não deixe seus mergulhos serem desperdiçados! Pegue o seu saco de malha e torne cada mergulho um Dive Against Debris.

Participe da comunidade e compartilhe suas histórias, seus esforço em um local de limpeza, ou até mesmo sua solicitação para o político local aumentar o foco na conscientização. É possível fazer tudo isso ao criar uma conta no My Ocean.

Para criar ou achar um evento perto de você, acesse e pesquise clicando aqui. Esta aba exibirá todas as próximas ações de conservação no mundo todo, desde limpezas de praias até cursos de especialização do Projeto AWARE.

Dive Against Debris nas piscinas naturais da Pajuçara

Dive Against Debris nas piscinas naturais da Pajuçara

Foi pensando no bem-estar de Pajuçara, nosso cartão postal, que a Let’s Dive promoveu um Dive Against Debris nas piscinas naturais dessa praia.

O evento ocorreu na última quinta-feira (17), com a saída do catamarã e mais cinco jangadas por volta das seis horas da manhã. Apesar da forte chuva, conseguimos retirar do mar itens deixados pelos banhistas e pescadores da região.

Pudemos observar com nossos próprios olhos o resultado da má gestão do lixo. Encontramos plásticos por todos os lados!

Contamos com a participação de dez mergulhadores, estes se dividiram em duplas para fazer uma varredura na área. Isso sem contar a equipe que ficou fazendo a triagem dos dados na embarcação!

Após isso, enviamos para o Projeto AWARE os dados coletados sobre os tipos, quantidades e locais dos materiais encontrados.

Foram, aproximadamente, 40 quilos de detritos coletados em uma operação de 90 minutos. Em sua grande maioria, os itens coletados eram plásticos e metais armazenados no fundo do oceano.

Confira as fotos!

Você pode observar o relatório completo no link: Piscina Natural da Pajuçara – Maceió | Project AWARE

Agradecemos a todos os participantes e aos nossos apoiadores: Projeto Meros do Brasil, IMA Alagoas, Suor & Bem estar e Veloo Telecom.

Mergulhe em Maceió

Veja as opções de mergulho em Maceió que separamos para você!

Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de