Melhorar o nível de consumo de ar no mergulho é uma busca incansável de todo praticante desta atividade!
Primeiramente é normal, no início, o mergulhador não se atentar ao seu próprio corpo, além disso, está muito preocupado em se adaptar ao novo meio em que foi inserido – o fundo do mar.
Entretanto, siga algumas dicas que melhorarão o seu consumo de ar e fará seu mergulho durar muito mais!
Nosso canal do YouTube encontrará muitas outras dicas também
01 – Como o condicionamento físico influência no consumo de ar.
Acima de tudo um ótimo condicionamento físico beneficia todo o corpo, ainda mas especificamente sobre os mergulhadores, agirá principalmente na respiração.
Veja bem quando você não tem um bom preparo físico, rapidamente se sente cansado e fica ofegante, logo fazendo você consumir muito ar.
De antemão um mergulhador menos ofegante, mantém os batimentos cardíacos menos acelerados, assim como uma respiração controlada, num ritmo lento e profundo, o que implica diretamente na economia de oxigênio.
02 – Controle sua respiração
Antes de mais nada se combinado com a prática regular de atividades físicas, dominar a respiração correta durante seu mergulho fará o consumo diminuir muito!
Principalmente uma das formas de conseguir isso é fazendo uma inspiração do ar por cerca de 3 segundos, sem que o pulmão fique completamente cheio, seguido de uma lenta expiração, de pelo menos 8 segundos.
Pratique esse exercício regularmente!
03 – Mergulhe calmamente e consuma menos ar.
O mais importante é que mergulhar é uma atividade prazerosa e relaxante, então, não há necessidade de fazer somente movimentos rápidos.
É preciso se sentir parte do meio aquático e não ficar “brigando” com ele.
Bata suas nadadeiras devagar, buscando uma ótima flutuabilidade e evitando esforços desnecessários!
Caso haja a necessidade de realizar movimentos mais rápidos, intercale com outros movimentos mais suaves, prevenindo o desperdício de oxigênio.
04 – Não use as mãos
Utilizar suas nadadeiras é muito mais eficiente!
Deve-se evitar o uso das mãos, visto que o consumo excessivo de energia e oxigênio não resultam em muitos metros percorridos.
Suas mãos são úteis apenas em momentos que haja a necessidade de vencer alguma correnteza, ou situações semelhantes.
05 – Ter seu próprio equipamento ajuda muito no consumo de ar.
Acima de tudo é fundamental mergulhar com equipamentos de qualidade!
Alugar equipamentos de mergulho é brincar de roleta-russa, em outras palavras muitas vezes são eles os responsáveis por comprometer o desempenho ao longo da prática.
Assim como pode ser que você fique desconfortável, e ainda mais desequilibrado ou até mesmo nade em uma posição incorreta, tudo isso por não utilizar equipamento próprio.
Saiba mais em: Começou a mergulhar e quer saber como comprar seu equipamento de mergulho?
06 – Regule seu regulador
Mantenha sempre seu regulador em perfeito estado!
Além de ser necessário utilizar um equipamento de boa qualidade, é recomendável fazer manutenção preventiva.
As manutenções precisam ser de forma rotineira, caso mergulhe frequentemente, ou pelo menos uma vez por ano, se praticar a atividade de forma esporádica.
Caso seu regulador tenha ficado inativo por um longo período de tempo, faça o ajuste para que você respire o mais fácil possível, diminuindo sua carga de trabalho e melhorando seus níveis de consumo.
07 – Evite lastro em excesso
Principalmente carregar excesso de peso durante os mergulhos é sinônimo de maior gasto de oxigênio.
Além de exigir mais esforço físico em alguns momentos, veja bem, será necessário encher muito mais o seu colete para conseguir estabilidade.
Entretanto pela tensão inicial do mergulho, a maioria dos iniciantes tende a inspirar excessivamente, dificultando sua imersão. Isso leva o mergulhador à falsa impressão de que precisa usar mais lastro do que o necessário.
Uma forma de ajudar na descida é inspirar um pouco menos do que o normal, mantendo os pulmões mais vazios. Dessa forma eles não influenciarão sua flutuabilidade.
08 – Escolha a roupa adequada
Lembre-se que embaixo d’água perdemos calor até 20 vezes mais rápido que em terra firme.
E perder calor resulta em um grande gasto energético, pois seu organismo busca manter seu corpo aquecido. Refletindo diretamente no maior consumo de ar no mergulho.
A roupa de mergulho não deve ficar larga no corpo do mergulhador, e sua espessura deve ser correta para a temperatura da água em que será realizada a atividade.
09 – Hidrodinâmica
Revise sua configuração de equipamentos pra não deixar nada solto e verifique sua hidrodinâmica!
Um ótimo passo para começar neste assunto é optar por equipamentos do tamanho correto e evitar o excesso de lastro.
Assim você nadará o mais paralelo ao fundo do mar, reduzindo o arrasto e mergulho de maneira mais confortável.
10 – Treine bastante
Somente através da prática é possível melhorar seu consumo de ar no mergulho! Desta forma, se mantenha ativo no mergulho.
Quanto mais você mergulha, mais confortável será a experiência, e mais eficiência será a sua respiração.
Uma ótima maneira de se manter mergulhando é optar pelos curso de educação contínua. Através de um curso de especialização você aumenta seu conhecimento e melhora seu desempenho ao lado de um instrutor.
Na Especialização em Máxima Performance em Flutuabilidade você aprenderá a deslizar sem esforço, usar menos ar e variar sua profundidade quase como se fosse pelo pensamento.
Ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho, conforto, segurança e prazer, diminui seu consumo de ar no mergulho!
Adorei as dicas , pois eu estou começando a mergulhar agora e dicas pra melhorar e sempre bem.