O número de mergulhadores iniciantes cresce a cada dia.
Só a PADI, a maior e mais reconhecida certificadora de mergulho do mundo, emite mais de 1 milhão de certificações de mergulho por ano.
Para iniciar no mergulho, você certamente fez o Curso Básico de Mergulho e aprendeu diversas habilidades de mergulho, como desalagar sua máscara e controlar sua flutuabilidade.
Durante o curso você aprendeu sobre equipamentos de mergulho, técnicas de entrada, controle de flutuabilidade e diversas técnicas de segurança, mas será que conseguiu assimilar tudo?
Hoje vamos destacar os 7 principais erros de mergulhadores iniciantes.
Será que você está fazendo algum?
APERTAR DEMAIS SUA MÁSCARA DE MERGULHO
Muitos mergulhadores acreditam que ao apertar muito a máscara de mergulho não deixaram nenhuma gotinha de água entrar na máscara, o que não é verdade.
O que veda a entrada de água da sua máscara é o perfeito encaixe do silicone da máscara no seu rosto e isso tem muito haver com a qualidade do material e o formato do seu rosto.
Ao adquirir sua máscara de mergulho lembre-se antes de testá-la no seu rosto.
Já outros mergulhadores ficam com medo de perder sua máscara e acreditam que apertando a máscara ela não sairá do seu rosto com facilidade.
Lembra-se que no curso básico você aprendeu a desalagar a máscara embaixo da água, mas se mesmo assim ainda sentir dificuldades, avise seu instrutor e peça para repetir.
É importante estar confortável e confiante no mergulho!
Ao apertar muito a máscara você também terá mais outros dois problemas..
Primeiro vai sentir um desconforto no rosto, pois a pressão da água já aperta normalmente a sua máscara durante o mergulho.
Segundo, com uma máscara muito apertada além de te machucar durante o mergulho, pode levar a um barotrauma de máscara que afeta seus olhos.
Então sempre verifique se a máscara está corretamente ajustada no seu rosto.
Um indicativo de que você está usando uma máscara muito apertada é aquela marca no rosto no formato da máscara depois do mergulho.
Outro indicativo da sua máscara apertada é você sentir um incômodo entre os olhos como se a máscara estivesse te apertando neste local.
E aí, como está o conforto da sua máscara?
MERGULHADORES INICIANTES USAM LASTRO EM EXCESSO
Você poderá ter diversos problemas ao usar lastro em excesso.
O lastro é fator importante no começo da sua vida de mergulhador, e sem dúvidas é muito comum mergulhadores iniciantes utilizarem lastro em excesso pela falta de controle de flutuabilidade.
Mas isso terá muitas consequências negativas, como aumentar seu gasto energético e consequentemente aumentar seu consumo de ar.
É a mesma coisa que você decida correr na praia com lastro na cintura.
Embaixo d’água você estará nadando carregando todo esse peso, então não resolva o problema de falta de controle de flutuabilidade com mais lastro.
Primeiro o lastro que nos ajuda a descer lá embaixo pode ser excessivo e te deixar muito pesado,
Em consequência faz com que você utilize muito ar no colete e sua respiração fique ofegante levando a gastar o ar mais rápido, mas também
Sua posição no mergulho é importante, e o excesso de lastro afeta a sua posição durante o mergulho e assim
Outro problema é no seu TRIM, onde o excesso de lastro vai puxar sua cintura para baixo, te colocando em diagonal e não na horizontal.
Ou seja, nesta posição você terá mais atrito da água, gastando mais energia e consumindo mais ar e vai ficar nadando pra cima.
Você deve retirar lastro gradativamente e prestar atenção em diversos fatores que influenciam no seu lastro, como por exemplo a espessura do seu neoprene.
Outra forma de melhorar o seu controle de flutuabilidade sem usar excesso de lastro é fazer a Especialização de Máxima Performance em Flutuabilidade, que lhe ajudará a entender melhor esse fator.
FICAR EM PÉ OU SENTADO DURANTE O MERGULHO
Agora vou te falar de posicionamento no mergulho e por que você deve ficar na horizontal.
Eu sei que o homem demorou muito tempo para ter a posição vertical perfeita que temos hoje e você viveu sua vida inteira dessa forma
Mas como mergulhador você irá flutuar embaixo da água e a melhor forma é na horizontal.
Primeiro, busque ficar na horizontal o tempo todo, mesmo quando for observar algo, ou quando estiver aguardando seu dupla, por mais difícil que seja para um iniciante.
Lembre-se: ficar de pé embaixo da água criará uma área maior de arrasto e assim você irá consumir mais energia para se deslocar, o que aumentará seu consumo de ar.
Sem dúvidas é difícil no começo equilibrar e manter a posição que chamamos de TRIM,
Que é ficar na horizontal perfeita, com seu lastro bem distribuído e mais próximo do umbigo isso será bem mais fácil.
A grande dica para melhorar o controle de flutuabilidade de melhorar seu TRIM, é se manter mergulhando, pois assim ganhará mais conforto e prática.
Novamente sem dúvidas o curso de Máxima Performance em Flutuabilidade irá te dar todo esse ensinamento e com a sequência de mergulhos você irá progredir muito mais.
INICIANTES USAM AS MÃOS PARA NADAR
Quando estamos começando a aprender a nadar nossos braços são protagonistas nessa performance e as pernas te dão apenas um apoio.
Mas no mergulho é o contrário, até por isso que usamos nadadeiras longas e potentes para poder nos dar mais impulsão embaixo da água.
Nossos braços são nosso equilíbrio e devem ficar posicionados junto ao corpo e não devem ser usados para nadar.
Pois nadar com as mãos faz você, mais uma vez, gastar energia, já que a palma da sua mão não é tão grande como sua nadadeira.
Além disso, pode ser perigoso para você e para outros mergulhadores em volta, pois pode gerar esbarrões em corais e animais marinhos.
Já pensou esbarrar sem querer no rosto do seu dupla e tirar seu regulador ou até a máscara?
No próprio curso open water já aprendemos a posição correta das mãos e como nadar durante um mergulho.
Use as suas mãos apenas com um direcionador, como um submarino. Mantendo elas justas aponte para cima ou para baixo e assim será mais fácil deslocar para o local desejado.
NADAR DOBRANDO OS JOELHOS
É natural um mergulhador iniciante dobrar os joelhos como se estivesse pedalando quando nada, mas isso reduz a sua propulsão e faz você se cansar mais.
A forma correta de nadar é alongar a sua ponta do pé e manter suas pernas esticadas, sentindo o peso da água no peito do pé.
Desta forma, sua nadadeira irá te impulsionar, reduzindo seu esforço.
Nadando incorretamente você fará muito esforço e a nadadeira estará cortando a água e não trazendo benefícios e desempenho no mergulho.
Para melhorar a sua natação, o ideal é se manter mergulhando ou até fazendo mais um curso de mergulho, como o Curso Avançado.
Fazendo um novo curso, você irá aprender técnicas novas, mergulhar ao lado de um instrutor que lhe dará vários feedbacks do seu desempenho e se divertir muito.
E aí, qual curso de mergulho você tem vontade de fazer?
FREQUENTEMENTE – Mergulhadores iniciantes NÃO monitoram o LND.
Ops, para você relembrar LND é limite não descompressivo, ou seja, o tempo máximo que você pode ficar embaixo d’água.
Mergulhadores iniciantes acabam dando mais prioridade de monitorar seu gás do que monitorar o limite não descompressivo.
Mas além de monitorar seu ar, você monitorar seu tempo de fundo para evitar paradas de descompressão.
Nosso corpo não usa o nitrogênio para nada, somente elimina ele, e em profundidade essa quantidade de nitrogênio acaba sendo maior, assim você tem um limite para mergulhar.
Quanto mais fundo você vai, menor é nosso limite não descompressivo e em mergulhos profundos, por volta dos 30 metros, é mais provável que você atinja primeiro o seu limite de fundo.
O computador de mergulho é super indicado para manter a sua segurança, pois monitora seu tempo de fundo, sua velocidade de subida e sua parada de segurança.
FICAR MUITO TEMPO SEM MERGULHAR
Você leu os 6 erros anteriores, então já viu que se ficar muito tempo sem mergulhar você poderá voltar a cometê-los.
Principalmente porque a gente pode esquecer e somente treinando é que vamos conseguir chegar na maestria.
Então, ficar sem mergulhar vai te levar a esquecer o que já aprendeu, e dificultar sua evolução no mergulho
Mergulhar é tão bom, não deixe de priorizar o mergulho na sua vida.
Será uma ótima razão para planejar uma viagem ou aproveitar seu fim de semana.
Nada melhor que um contato com a natureza para podermos nos sentirmos revitalizados.
Então, estamos esperando você para continuar sua vida de mergulhador, agende sua saída e planeje seu próximo curso.
Temos diversas Especializações de Mergulho, escolha a que você acha mais divertido e interessante, afinal você aprendeu os princípios básicos do mergulho e agora vai aprimorar esse conhecimento e aprender novas técnicas.