Quando o assunto é o mergulho para crianças, existem muitas dúvidas a respeito. Seja de pais que são mergulhadores e gostariam de iniciar os seus filhos na atividade, quanto de pessoas que tiveram o primeiro contato com o mergulho e ficaram curiosas.
Mas, uma coisa é certeza: o mundo subaquático é capaz de cativar qualquer um e descobrir o que existe embaixo d’água é uma aventura para todos.
Por isso, também, o mergulho para crianças vem ganhando cada vez mais força e adeptos. E não é para menos, pois é uma atividade que desenvolve diversas habilidades.
Basta observar as crianças que praticam o mergulho, tendem a ser mais disciplinadas e tá na carinha delas o quanto adoram se aventurar no mundo subaquático! 😀
Você é amante do mergulho e gostaria de apresentar o mergulho para crianças do seu convívio? Você quer tirar as suas dúvidas e saber sobre os benefícios do mergulho para crianças?
Preparei alguns conselhos em forma de dicas para você entender melhor sobre o mergulho para os pequeninos. Pronto para mergulhar fundo? Vamos lá! 🙂
#1 – O PRIMEIRO CONTATO É MUITO IMPORTANTE:
É importante entender que a vontade da criança tem que vir em primeiro lugar. Certifique-se de que a sua vontade é real, e não apenas um “esforcinho” para te agradar.
O primeiro contato da criança com o mergulho pode deixá-la com vontade de continuar a praticar a atividade, assim como também pode criar uma espécie de bloqueio, que colocará um fim em sua carreira no mergulho.
Também é possível que a criança sinta a vontade de mergulhar, mas tenha receio de imergir, por exemplo. Essa é uma reação muito normal e é preciso ter paciência até que ela se sinta mais confiante.
A criança também pode se sentir um “peixe dentro d’água”, e se assim for, já se tem um grande caminho andado. Por outro lado, se ela não tem o costume de entrar no mar, pode se sentir um tanto ansiosa. Sendo esse o caso, o batismo de mergulho deve ser adiado.
Atenção! Nessas situações, o instrutor desempenha um papel extremamente importante. Sejam pacientes e trabalhem a confiança da criança a ponto de fazê-la sentir, de fato, confiante e segura. <3
#2 – A PARTIR DE QUE IDADE O MERGULHO PARA CRIANÇAS É INDICADO?
Quando um adulto quer mergulhar com cilindro, ele pode escolher entre duas opções para o seu primeiro contato: o batismo de mergulho e o curso básico de mergulho. E para as crianças não é muito diferente, mas existem algumas particularidades.
A PADI, além de ser a principal certificadora de mergulho do mundo, é a organização responsável pela criação dos mais variados cursos de mergulho e pela garantia de que as escolas de mergulho afiliadas seguirão, rigorosamente, os mesmos padrões de segurança e qualidade.
Diante dos diferentes programas de mergulho oferecidos pela PADI, alguns deles são especificamente para crianças, como o Bubblemaker.
O Bubblemaker PADI é um programa de mergulho que tem cerca de uma hora de duração para crianças a partir dos 8 anos de idade.
Esse programa pode ser realizado tanto numa piscina quanto numa piscina natural, onde o ambiente é mais controlado, e é ministrado por um instrutor de mergulho PADI, que deve estar ao lado da criança durante o tempo da parte prática.
Para vivenciar essa experiência, é necessário que a criança tenha algum tipo de familiaridade com a água e se sinta confortável ao mergulhar.
Mas, relaxa! A criança não precisa ser uma ótima nadadora, uma vez que a profundidade máxima atingida é de 2 metros! 😉
#3 – ESCOLA DE MERGULHO PARA CRIANÇAS? DIVE CENTER? ONDE LEVAR?
Bem, se você já pratica o mergulho e tem interesse em levar o pequeno a mesma escola de mergulho ou dive center.
Como a gente bem sabe, para realizar o mergulho recreativo, precisa-se de materiais específicos. Inclusive, o legal mesmo é que os pequenos aprendam o mergulho para crianças com instrutores certificados PADI.
Escolha uma escola de mergulho em que a criança regularmente veja as mesmas pessoas, que são capazes de facilmente construir confiança.
Um ambiente calmo que proporcione confiança ajudará bastante a evitar qualquer tipo de transtorno ao pequeno.
Modéstia à parte, honestamente, somos exatamente assim, diver! 😀
#4 – OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DO MERGULHO PARA CRIANÇAS:
Melhora a saúde da criança:
Praticar o mergulho para crianças tonifica os músculos dos pequenos e ajuda bastante no desenvolvimento de habilidades psicomotoras.
Além disso, melhora a respiração e as funções cardíacas e circulatórias. E, ajuda a saúde mental do pequeno, aliviando o stress infantil.
Disciplina em dia, foco em alta:
Enquanto mergulham ou aprendem na escola de mergulho, o instrutor PADI trabalhará a concentração e disciplina da criança, promovendo a maturidade e o senso de responsabilidade, uma vez que os pequenos desenvolverão, também, a capacidade de analisar riscos.
Ainda que o mergulho seja o esporte mais seguro do mundo. São regras PADI, e por aqui seguimos assim, com bastante afinco, numa atmosfera de diversão e aprendizado.
Lazer, aprendizado e muita diversão:
Os pequenos adoram atividades aquáticas, você já percebeu, diver? Assim sendo, além de todos esses benefícios antes citados, a prática do mergulho é também um momento de lazer e diversão, mesclando-os com o estímulo à criatividade.
No mais, diver, o mergulho para crianças é muito indicado para ser praticado enquanto atividade completamente benéfica em diversos âmbitos, segura e divertida.
Você pode, inclusive, pensar: “na minha infância eu costumava brincar, mas, esses meninos de hoje em dia só querem saber de celular”. Até rimou, rs. Mas é o que percebo nos meus pequenos sobrinhos. Quatro deles.
Tento promover atividades que os desloquem do mundo criado em suas mentes por conta do excesso ao mundo virtual. Não é legal, não. Sinto saudades de mais momentos em família com a geração Iphone!
E eu, que adoro o mar de Pajuçara, a lindeza da Piscina do Amor, já penso em um batismo de mergulho com dois deles: Duda, que tem 14 anos e Fábio, que tem 10 aninhos.
Por conta das idades, a dúvida: Bubblemaker ou Curso Básico de Mergulho? Depende da vontade real deles, dica #1 do post, rs!
Sua vontade e dúvida parece com a minha, diver? Que tal entrar em contato com a gente para bater um papo e tirar todas as suas dúvidas? Será um prazer!
Espero que você tenha gostado do post, diver. Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário. E para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter no box ao lado.
Até a próxima, diver! 😀