Opa, diver! Você já se perguntou se praticar o mergulho é mesmo seguro? Essa e mais respostas sobre a segurança durante o seu mergulho você encontra aqui no post.

Conhecer o fundo do mar é uma experiência transformadora aos olhos e sentimentos de quem pratica a atividade, mas algumas pessoas ainda têm alguns receios a respeito da segurança na hora do mergulho.

Afinal de contas, mergulhar é mesmo seguro? Existe o risco de acabar o ar dos cilindros? E de aparecer um tubarão? Pode acontecer alguma situação crítica?

A maioria desses medos são frutos de falta de informação ou de mitos a respeito do mergulho.

Se você está interessado em mergulhar fundo no mar, o post de hoje vai te ajudar a entender como o mergulho é bastante seguro, como já foi dito várias vezes por aqui.

Confira todas as informações que preparei nos tópicos a seguir, diver:

Como sabemos, todo mergulho envolve um planejamento.

Isso significa que sempre que um grupo de pessoas vai mergulhar, alguns detalhes precisam ser acertados de antemão: o lugar, o tempo de mergulho, o percurso, a checagem do equipamento, etc.

Para que tudo corra tranquilamente, o normal é que o planejamento já calcule que o mergulho chegue ao fim antes mesmo do cilindro de ar entrar na reserva.

Além disso, durante o mergulho você pode acompanhar a quantidade de ar disponível no seu cilindro em tempo real, por meio de um aparelho chamado manômetro — ele te dá uma boa ideia de quanto tempo de mergulho você ainda tem.

Em um Curso de Mergulho, você aprende a planejar todos esses pontos corretamente, mas sempre pode contar com o suporte dos instrutores de mergulho e Divemasters para isso!

#2 – QUAIS SÃO AS CHANCES DE ENCONTRAR TUBARÕES DURANTE O MERGULHO?

Essa é uma das principais dúvidas relacionadas à segurança durante o mergulho, mas a verdade é que não existe motivo para se preocupar.

Diferente do que muitos pensam, encontrar tubarões é algo bastante raro, principalmente na costa brasileira.

Você até pode ter ouvido alguns casos, principalmente no litoral nordestino, mas acredite: essas são exceções.

Além disso, um mergulhador não é exatamente o que um tubarão consideraria uma presa, sabia?

Na maioria dos casos em que seres humanos são feridos por tubarões, as vítimas são banhistas e surfistas. Isso acontece porque o tubarão fica um tanto curioso com a movimentação na superfície e vai “dar uma olhada” no que é aquilo.

Já os mergulhadores geralmente se movimentam abaixo da superfície.

Por isso, mesmo que você estivesse em uma das raras regiões em que vivem tubarões, não despertaria o interesse desses animais.

A título de curiosidade, o mergulho com tubarões é uma modalidade própria. Muitos mergulhadores mais experientes viajam até lugares específicos, como a África do Sul e a América Central, para mergulhar na presença de tubarões de diferentes espécies.

Esse tipo de prática exige um preparo e a presença de instrutores treinados especificamente para isso.

E é claro que todos os principais destinos de mergulho, como Bonaire, as praias do Nordeste do nosso Brasil, Galápagos e muitos outros destinos de mergulho estão na lista de países que aceitam o certificado PADI.

#3 – PODEM ACONTECER SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA DURANTE O MERGULHO?

Emergências e imprevistos podem acontecer em qualquer atividade, e é por isso que é importante mergulhar de forma responsável e sempre acompanhado de boas operadoras ou escolas de mergulho, formadas por profissionais com um treinamento de qualidade.

Um instrutor competente ou um Divemaster está preparado para atender diversos tipos de emergências que podem acontecer durante um mergulho.

Por isso, também, estes profissionais são indispensáveis no mundo do mergulho!

Essa preparação inclui desde dar suporte para um mergulhador que entra em pânico durante a atividade, até executar procedimentos de resgate em situações bastante improváveis.

Além disso, uma boa operadora lhe garantirá uma boa infraestrutura e bons equipamentos.

A maioria das situações de emergência no mergulho envolvem falha de equipamento por falta de manutenção e imprudência do mergulhador.

Assim sendo, vale lembrar que o mergulho é considerado uma prática bastante segura. Inclusive, os principais problemas médicos associados ao mergulho são queimaduras de sol, enjoo e desidratação.

Todos bem fáceis de serem prevenidos e tratados — e não relacionados diretamente com a atividade em si.

#4 – APOSTE NUM CURSO DE MERGULHO!

Imagine um dia de praia ensolarado. Na areia, muita gente, conversa, diversão e barulho. Debaixo d’água, a calmaria do mundo subaquático, que traz como único ruído a sua respiração lenta, com o auxílio dos cilindros.

Parece uma ótima ideia, não é? E sim, é uma ideia e tanto!

O mergulho é uma prática muito segura, como agora você sabe, diver. Então, aproveitar a estação mais quente do ano para investir no seu Curso de Mergulho?

Durante as aulas do seu curso de mergulho, você aprenderá as técnicas de mergulho e segurança para você, diver, e para com o reino subaquático também.

Em qualquer saída ao mar instruções de segurança sempre irão rolar, e principalmente, uma pequena prática para aqueles que nunca mergulharam ou vivenciaram um Batismo de Mergulho, que te permite experimentar a emoção de mergulhar, sob a supervisão de um instrutor de mergulho.

Só que, fazendo o curso, além de garantir a sua autonomia e muitas horas de prática a mais – que acabam garantindo mais segurança ao aluno – na parte teórica é possível entender como melhor equalizar a pressão do ouvido, como reagir em situações de cautela, etc.

Mergulhar é muito divertido, mas também é bem sério. Tome nota, diver!

Garantir um bom curso básico – PADI Open Water Diver – é fundamental para garantir uma experiência incrível, diver!

Portanto, aproveite a vibe boa do verão 2020 para começar o seu Curso de Mergulho. 😀

E agora, diver, conseguiu entender o quão segura é a pratica do mergulho? Ficou claro que essa é uma das práticas com menos riscos de acidentes e que o foco é viver uma experiência única e transformadora?

Você tem mais alguma dúvida ou gostaria de bater um papo com a gente para esclarecermos tudo sobre o encanto que é o mundo do mergulho? Deixe um comentário, será um prazer conversar com você!

Ah, e para não perder nenhuma atualização do nosso blog, assine também a nossa newsletter no box lado.

E não esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais, marcando os seus amigos para embarcar nessa aventura de verão com o seu Curso de Mergulho!

INVISTA NO SEU CURSO DE MERGULHO

Clique no link e mergulhe fundo!

0 0 voto
Qual a sua nota para este artigo?
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Commentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários