Capturar boas fotos embaixo d’água é mais difícil do que parece! Mas fica mais simples com nossas dicas sobre como tirar fotos embaixo d’água.
Além de precisar de equipamentos específicos para essa prática, é necessário conhecer algumas técnicas para que o resultado seja perfeito.
Conheça abaixo algumas dicas para tirar fotos subaquáticas e faça sucesso entre seus amigos.
1 – TENHA OS EQUIPAMENTOS CERTOS
Tirar fotos embaixo d’água não é para curiosos, há toda uma preparação antes e depois da atividade.
Por isso, tenha sempre em mãos os equipamentos certos, e de boa qualidade!
Basta um único vazamento para ter um prejuízo enorme e acabar com todo o seu projeto “morrendo afogado”.
Antes de sair investindo pesado em equipamentos profissionais, a melhor coisa a fazer é se perguntar qual o objetivo esperado com a fotografia subaquática.
Se for apenas um hobby, compre alguns equipamentos mais simples ou alugue outros de melhor qualidade e tudo estará resolvido. Entretanto, se decidir levar isso a sério, é recomendável comprar as ferramentas adequadas, de preferência as melhores, para que não jogue seu dinheiro fora.
Para uma câmera digital, é possível comprar uma caixa estanque. Ela conta com anéis de vedação que garantem a impermeabilidade do seu equipamento. Em alguns modelos é possível apenas o contato com o botão de disparo, enquanto outros possuem mais acessos.
Já para um smartphone, é fácil de encontrar capinhas à prova d’água em quiosques do shopping mais próximo. Se atente ao modelo exato para o seu celular, não escolha um genérico.
2 – OBSERVE A ILUMINAÇÃO
Não importa quanto tempo você fotografa, embaixo d’água tudo é diferente!
A iluminação, por exemplo, se comporta de maneira única, não podendo ser comparada aos padrões em terra firme.
Para que a luz do sol seja um aliada, busque uma posição de frente ou de baixo pra cima. Dessa forma as sombras não serão criadas, o que pode ocultar detalhes importantes da imagem.
A depender da profundidade e distância, é necessário uma iluminação cerca de 6 vezes mais forte. E outra, a água absorve cores quentes, por isso é comum a predominância do azul nessas imagens.
Utilizar o flash é o segredo para evitar tudo o que foi citado, e, ao mesmo tempo, destacar todas as cores.
Vale a pena testar em algumas situações diferentes para saber em quais momentos é melhor fotografar com ou sem flash.
3 – MANTENHA O FOCO
Para que o resultado seja uma ótima foto embaixo d’água, você precisa reduzir a quantidade de água entre o objeto e sua câmera.
Fotografe o mais perto possível do personagem principal da foto, evite usar o zoom e ajuste o foco da câmera da forma correta. Dessa forma é possível ter mais nitidez e riqueza de detalhes.
Utilize lentes adequadas! A grande-angular é um ótimo exemplo pois te dá o poder de colocar mais informações no mesmo quadro, sem diminuir o destaque da peça central.
Contudo, se não houver um objeto central para seu registro, você estará livre para capturar tanta água quanto puder, e quiser, sem problema algum!
4 – SEJA AMIGO DAS FERRAMENTAS DE EDIÇÃO
Todas as fotos subaquáticas fantásticas que você vê na internet não são apenas trabalho da câmera.
Raramente você encontrará uma imagem perfeita vinda direto da câmera, não fique frustrado. Não é necessário gastar milhares de reais em equipamentos profissionais!
Muito provavelmente, com algumas técnicas de pós-processamento é possível obter resultados espetaculares.
Fonte: cn.engadget.com
Utilize ferramentas como o Photoshop, Lightroom ou, até mesmo, apenas alguns retoques e filtros do Instagram. As paisagens bonitas geralmente facilitam a criação de ótimas fotos!
5 – MERGULHE, MERGULHE E MERGULHE!
Chegou a hora da dica mais importante, e, possivelmente, a mais óbvia!
Há uma grande quantidade de fatores que precisam se unir para fazer uma foto embaixo d’água ser bem sucedida.
Somente a prática leva à perfeição!
Cair na água é fundamental para quem quer aprender como registrar fotos subaquáticas incríveis.
Mergulhe quantas vezes for possível para obter o maior número de fotos, testar técnicas, posições e configurações diferentes.
Compartilhe essas dicas no seu Facebook e convide seus amigos para sua próxima sessão de fotos sub!
Deixe seu comentário com outras dicas de como tirar fotos embaixo d’água, tenho certeza que todos irão adorar.