Tudo sobre o Sidemount

Opa, diver! Você, provavelmente, dever conhecer ou ter ouvido falar sobre o Sidemount. Trata-se de mais uma especialização de mergulho super promissora!

O “Side” – como também é conhecida a técnica – é uma técnica um tanto que nova, mas, por oeferecer grandes vantagens, vem crescendo muito no Brasil e já é amplamente utilizada. Tanto por mergulhadores em cavernas e naufrágios, quanto em locais mais simples.

Que tal mergulhar fundo em conhecimento? Vem com a gente e saiba tudo sobre o Sidemount!

O Sidemount é um tipo de configuração de equipamentos criada por espeleólogos ingleses, que tinham a necessidade de explorar cavernas secas com os chamados Sump’s, que são passagens alagadas em forma de sifões.

Esta configuração trouxe a facilidade na montagem e carregamento de equipamentos de mergulho no interior das cavernas e nas passagens extremamente restritas.

Ah, e como o próprio nome já diz, o Sidemount é uma configuração lateral. Significa que o cilindro, ou os cilindros, não vão mais nas costas do(a) mergulhador(a) e sim aos lados do seu corpo. Podendo ser um ou dois cilindros ou até mais!

#2 – QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO SIDEMOUNT?

Como dito lá no comecinho do post, o Sidemount é uma técnica que apresenta grandes vantagens! O bacana desta configuração lateral é que o perfil do mergulhador fica mais slim, consegue desenvolver na água com menos atrito, menos arrasto e isso proporciona um melhor controle da flutuabilidade e o ajuste do trim.

Os americanos usam a expressão smooth, você se desloca na água com mais leveza e suavidade. Além de ter uma sensação de liberdade por não ter um cilindro pesando nas costas.

Sem dúvidas, o Sidemount possibilita maior conforto, pois não é preciso nadar e mergulhar com cilindros em suas costas.

O Sidemount é super indicado, principalmente, para mergulhadores que sofrem de problemas na coluna vertebral.

Com essa configuração o mergulhador pode receber os cilindros já na água. Basta cair na água, prender os cilindros ao lado de seu corpo e curtir o mergulho!

Dessa forma, fica mais fácil a equipagem em pessoas que tenham limitações físicas. 🙂

Além disso, é possível mergulhar com essa configuração em qualquer saída de mergulho, utilizando os cilindros que já estarão na embarcação, sem a necessidade de alugar mais cilindros.

 

E não para por aí, não, diver…

#3 – O SIDEMOUNT MELHORA O SEU CONTROLE DE FLUTUABILIDADE

Com o Sidemount você aprenderá um método único de controle de flutuabilidade que lhe dá um melhor perfil embaixo d’água, o famoso TRIM, devido ao equilíbrio hidrostático mais eficiente.

Com uma configuração hidrodinâmica mais acertada, é possível otimizar a eficiência da força utilizada pelo mergulhador e diminuir o arrasto dos equipamentos.

Em relação à flexibilidade, é notavelmente mais prático manejar seu equipamento entre fendas estreitas em cavernas ou até mesmo janelas em naufrágios. Locais impossíveis de serem acessados por quem utiliza o backmount, e muitas vezes nunca antes vistos!

#4 – QUE TIPO DE EQUIPAMENTO É UTILIZADO NO SIDEMOUNT?

Para uma configuração de sidemount você tem que ter um harness de sidemount, que é um colete com um lift, mas diferente dos modelos jacket e asa. É um modelo especial que possibilita a configuração lateral.

 

Além disso você pode usar seu regulador normal com octopus se você fizer opção por usar só um cilindro. Ou se você for usar dois ou mais cilindros você tem que usar outros reguladores para poder montar um equipamento.

 

Exemplo de acessório que você precisa ter para montar um sidemount com dois cilindros é a mangueira longa, a curva em L.

 

Ah, é necessário ter dois manômetros e o necklace para colocar no pescoço, diver.

#5 – O USO DO NITROX NO SIDEMOUNT

Também falei sobre isso antes, o Sidemount é bastante utilizado por mergulhadores tanto em cavernas e naufrágios, quanto para mergulhos mais simples.

Utilizando Sidemount e Nitrox, você pode unir a configuração de maior flexibilidade e segurança, com um suprimento que possibilita maior tempo de fundo. É tipo o útil e o agradável em união!

Por exemplo, o LND (Limite Não Descompressivo) com ar para um mergulho de 18 metros, segundo a tabela da PADI, é de 56 minutos, o que é quase impossível fazer apenas com 1 cilindro.

Mergulhando com Nitrox 32 a 18 metros, o seu LND passa a ser de 95 minutos, o que é perfeitamente possível fazer com Sidemount. Dessa forma, você não precisa fazer o intervalo de superfície.

Combinação perfeita para aproveitar todo o potencial desses locais incríveis!

#6 – INVISTA NO SIDEMOUNT E TRANSFORME OS SEUS MERGULHOS

Quando você pergunta a um mergulhador de Sidemount o que eles mais amam sobre essa técnica, quase sempre ouvimos a palavra “liberdade”.

E sim, é verdade. A sensação do mergulho de Sidemount assemelha-se ao mergulho livre, tornando-se um só com a água!

Esse sentimento de liberdade e ausência de peso apaixonam os divers, sendo uma das principais razões do acelerado crescimento de praticantes desta técnica no Brasil.

Os vários benefícios que o mergulho com Sidemount proporciona, que já citei acima, o torna uma ótima escolha para qualquer mergulhador(a)!

Eu garanto: experimente uma vez e apaixone-se pelo Sidemount! <3

Diver, agora que você já sabe tudo sobre o Sidemount, falta apenas experimentar essa técnica em seus mergulhos, correto? 🙂

Para isso é preciso fazer uma especialização, de apenas 3 dias!

E mais, não ache que essa técnica é praticada apenas por mergulhadores super experientes. O Sidemount é uma técnica que pode ser utilizada em todos os níveis.

Os pré-requisitos mínimo são:

  • Ter no mínimo 15 anos de idade
  • Ter certificação de Mergulhador Básico
  • Preencher uma Declaração Médica (fornecida por nós)
  • Se necessário, apresentar atestado médico em como está apto para a prática do mergulho
  • Vontade de tornar os seus mergulhos mais seguros e confortáveis

Saiba mais clicando no link: Especialização em Sidemount.

 

Gostou de saber tudo sobre o Sidemout, diver? Então, deixe um comentário! Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, marcando os seus amigos e propondo um debate sobre o assunto.

E para não perder nenhuma atualização, assine nossa newsletter no box ao lado.

Até o próximo post, diver! 😀

 

apaixone-se pelo Sidemount! <3

REVOLUCIONE OS SEUS MERGULHOS COM O SIDEMOUNT!

Deixe seu comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de