Quer saber qual é a melhor época para mergulhar em Maceió?
Que bom que acessou esse artigo, porque ele trata justamente desse assunto!
A região chama a atenção de turistas do mundo todo por conta das suas lindas praias, da natureza exorbitante presente no local e também devido à culinária pra lá de saborosa.
Mas ela também costuma atrair os mergulhadores de diversas partes do Brasil (e de fora dele também) graças às águas cristalinas, às belas vidas marinhas presentes no fundo do mar, aos inúmeros pontos de mergulho, além de toda uma estrutura propícia para o esporte.
Pois é, parece que a cidade, chamada inclusive de “Caribe brasileiro”, é realmente interessante para o público, afinal, todos querem aproveitar o melhor do lazer e do descanso com muito sol a um céu azulzinho, azulzinho.
Bom, eu sou suspeita para falar, porque esse é o lugar que eu escolhi para viver e também para mergulhar.
Então só tenho coisas boas para dizer!
Enfim, se você é mergulhador, ou aspirante a tal, e quer saber qual é a melhor época para mergulhar em Maceió, fique comigo e aproveite as informações a seguir!
Qual é a melhor época para mergulhar em Maceió, afinal?
A melhor época para mergulhar em Maceió é nos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.
Por quê?
Porque os dias ficam lindos, o mar parado, a água quente e cristalina e a visibilidade de até 40 metros.
É possível aproveitar também, nesse período do ano, as piscinas naturais que se formam entre os corais, e nos meses mais secos, entre outubro e janeiro, a água ainda mais cristalina, situação perfeita para a prática do mergulho.
Com a maré baixa, você consegue ver diversos peixinhos, ao ponto de parecer que está em um baita de um aquário natural!
Portanto, fique atento ao nível da maré para você aproveitar da melhor forma possível a sua aventura.
Quer saber como consultar a tábua de maré da região?
Então clique aqui e programe-se!
Dica extra: Evite mergulhar em Maceió nos períodos de chuva, entre os meses de junho e agosto, porque a água do mar não fica tão clara por conta dos temporais e o mar fica bem agitado.
Para te deixar com mais vontade de embarcar na aventura, fizemos um vídeo bem legal com imagens mais que especiais do nosso mergulho.
Clique aqui para conferir.
Espero que goste!
Quer saber mais sobre as épocas do ano aqui em Maceió? Confira um artigo que escrevi falando como é o ano novo, o carnaval e o inverno por aqui.
Quais são os principais pontos de mergulho em Maceió?
Além de saber qual é a melhor época para mergulhar em Maceió, nesse artigo você ainda vai entender quais são os mais interessantes pontos de mergulho da região.
Legal, né?
Bom, primeiro é importante deixar claro que não importa se você já é um mergulhador certificado ou apenas um iniciante, porque a cidade conta com pontos que agradam a todos os públicos.
Eles, inclusive, variam entre 5 e 60 metros de profundidade, de forma a atender as expectativas de muitas pessoas.
Mas se você ainda não mergulhou, aí vai a dica: Aposte em um batismo de mergulho para experimentar a atividade junto com um instrutor.
Essa é uma das melhores oportunidades para você conhecer o fundo do mar de forma segura e no melhor estilo!
Legal, mas quais são os melhores pontos de mergulho em Maceió?
A minha primeira dica é a Piscina do Amor, uma piscina natural que fica escondida no coração da Praia da Pajuçara.
A área é perfeita para o batismo de mergulho, pois possui as condições ideais para quem quer experimentar a sensação de respirar embaixo d’água pela primeira vez.
Apesar da região ter sido fechada em 2015 pelo IMA Alagoas com o intuito de preservar as vidas marinhas, é possível que você tenha acesso junto com uma empresa autorizada.
Mas além desse local, existem ainda os recifes e três grandes naufrágios, que chegam a atrair mergulhadores de todas as regiões.
Quer saber quais são eles?
O Draguinha, o Dragão e o Sequipe!
O Draguinha era uma embarcação que não tinha propulsão própria e viajava rebocada de Salvador até Recife.
Ela parou em Maceió e ao reiniciar a viagem, sofreu um alagamento devido às condições ruins do mar e naufragou em 14 de julho de 1961 a 30 metros de profundidade e a mais ou menos 7 milhas da orla da Pajuçara.
Você visualizará os destroços de uma velha caldeira, além de uma grande variedade de peixes e de vidas marinhas, como raias, barracudas e tartarugas.
Já o Dragão está localizado a 10 milhas da Praia da Praia da Pajuçara
A embarcação, que tem 55,5 metros de comprimento e 10,5 de boca, afundou em 1927 e é o naufrágio mais antigo de Alagoas.
Ela está desmantelada e de cabeça para baixo, mas a visibilidade da água é ótima, o que faz com que o mergulho seja bem mais simples.
O mais interessante, além das belas vidas marinhas que podem ser vistas no local, é que com o tempo o seu casco se rompeu e deixou à mostra toda a estrutura interna da embarcação.
Nela, nascem diversos corais, que vão se multiplicando ao longo dos anos.
Mas o principal destaque fica para as suas grandes engrenagens.
São elas que chamam mais a atenção dos mergulhadores que passam pelo local!
Por fim, vamos conhecer um pouco do Sequipe?
Essa embarcação era uma balsa guincho para transporte de materiais.
Ela afundou por volta de 1918 e está a aproximadamente 30 metros de profundidade e a 9 milhas da orla da Pajuçara, a cerca de uma hora de navegação.
Lá você também encontrará diversas espécies de peixes, raias, moréias e tartarugas.
Que lindo que é!
Agora que você já sabe qual é a melhor época para mergulhar em Maceió, o que acha de organizar agora mesmo a sua aventura?
Ficou interessado?
Então confira as opções que temos para você nesse link.